top of page

Palestra Educavida no Tamar

Uma palestra diferente, para o Educavida e para o Tamar (Fundação Tartarugas Marinhas em Fernando de Noronha).

Em clima de ilha e oceano, a palestra sobre Projeto de Vida revestiu-se de "autossustentabilidade para a sustentabilidade", com os voluntários Clara Vieira e Ricardo Magalhães.

Com formação em Engenharia de Pesca e Oceanografia, Clara propôs conexão entre Ecologia e projeto de vida, considerando que este, promovendo a autossustentabilidade pessoal, pode ser um forte facilitador de pessoas mais conscientes e consequentemente mais capazes de contribuir para a sustentabilidade do planeta, incluindo toda a vida marinha.

Foi apresentado trailer do documentário Mission Blue, biografia de uma das maiores biólogas marinhas, Sylvia Early, para demonstrar a importância de um propósito, missão de vida. O Clássico clipe do filme Homens de Honra, história do primeiro mergulhador negro da marinha americana, também foi mostrado, ressaltando a importância do foco, determinação e coragem para o atingimento de metas.

Clara falou do exemplo pessoal de ter redirecionado a carreira, demonstrando que o Projeto de Vida é dinâmico e flexível. Com mais de 10 anos de especialização em pesquisas voltadas para a preservação de estoques pesqueiros, e afastada da área de formação, compartilhou o sentimento de ter encontrado um novo caminho de satisfação em contribuir para a sustentabilidade do planeta: sensibilizar pessoas.

"Muitos anos atrás, minha tese de mestrado, sob orientação do Dr. Carolus Vooren, concluiu a necessidade de redução imediata da pesca dos cações anjo. Nada ou pouco foi feito, e já há alguns anos, as espécies estudadas estão na lista vermelha das espécies ameaçadas. Uma frustração que durou anos, até que me ocorreu a ideia de que teremos mais sucesso de proteger as espécies, a partir da sensibilização das pessoas".

Assim, a partir da formação de pessoas mais conscientes, a pesquisadora aposta no maior crescimento da responsabilidade planetária e da autossustentabilidade, temas que são ao mesmo tempo causa e consequência daqueles que levam a sério o desenvolvimento do projeto de vida pessoal, sem deixar de pensar no coletivo.

Agradecemos ao Tamar e ao Museu dos Tubarões por ter nos dado esta oportunidade.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page