Projeto de Vida = Projetos de Vidas

O Programa Projeto de Vida Educavida já tocou mais de 1.800 jovens que participaram de palestras e cursos presenciais e outras centenas online. O objetivo é provocar o jovem à reflexão de quem ele é, o que quer da vida, e como fazer para construir o seu futuro. Plantar hoje para colher amanhã.


O que é Projeto de Vida

Projeto de vida é um planejamento estratégico pessoal, organizado e com detalhamento de metas de curto, médio e longo prazo, para todas as áreas da vida. Ele deve ser realizável, flexível e dinâmico, servindo de ferramenta para a consecução das metas, facilitador e motivador das realizações pessoais.


A metodologia do Educavida está disponível no eBook gratuito Projeto de Vida: Caminho para o sucesso, e inclui 3 etapas: Autoconhecimento, Visão de futuro e Planejamento. Através de um passo a passo de 12 etapas, o jovem é orientado para construir o projeto de vida. Se o jovem tiver dificuldade de fazer seu projeto sozinho, o Educavida disponibiliza a mentoria gratuita com voluntários especialistas do Educavida, e e atende também por email ou whatsapp.


Porque Projetos de Vidas


Muita gente confunde projeto de vida com a carreira ou um grande sonho específico. Mas o projeto de vida é o conjunto das metas para as várias áreas da vida, porque o ser humano para estar em harmonia, precisa de atendimentos mínimos não apenas da área profissional, mas também da saúde física, mental, e emocional, relacionamentos, finanças, etc. Por isso para simplificar, a metodologia Educavida trabalha com 4 áreas:

Educação - cursos, aprendizagem, educação profissional e financeira, atividades culturais, estudo, leituras, autodidatismo, autodesenvolvimento etc.

Saúde integral - saúde física, emocional, espiritual, incluindo alimentação saudável, exercícios, prática de esportes, qualidade de vida, autoconhecimento, propósito, autodisciplina, expressão de sentimentos, e o que você julgar importante à saúde integral.

Social - relações familiares, amizades, qualidade e frequência da convivência sadia, as vivências afetivas, lazer, responsabilidade social e ecológica, ações de cidadania, voluntariado, sustentabilidade do planeta, ética etc.

Profissão - carreira, negócios, finanças, motivação, reciclagem etc.

Considerando toda esta abrangência, os temas relacionados, que exemplificaremos a seguir, e também o fato de que nada é engessado, rígido, ou individual – estamos todos conectados na grande rede planetária, muitas vezes fica melhor dizermos que temos projetos de vidas. O projeto de vida é dinâmico. Evoluímos, mudamos de ideia, adquirimos novos valores, aprendemos novidades, então é normal as metas se transformarem. Mas a meta maior de construir um futuro digno está lá, independendemente dos meios, dos caminhos.


Que temas se relacionam ao PV


Para que o jovem possa se desenvolver com equilíbrio e eficácia, muitos temas podem contribuir, razão pela qual compartilhamos conteúdos complementares à construção do Projeto de Vida em todos os nossos canais. Recentemente iniciamos o Programa Inteligência Emocional para Jovens, por pedidos de ajuda de problemas agravados pela pandemia - conflitos, violência, ansiedade, depressão.


O Livro Projeto de Vida: Construa o seu futuro, que distribuímos nas escolas públicas quando fazemos as palestras e é vendido no nosso site para ajudar a financiar os projetos do Educavida, traz 10 temas complementares ao projeto de vida:

1. Fugacidade x propósitos

2. Inteligência emocional

3. Princípio 10/90

4. Comunicação assertiva

5. Administração do tempo

6. Autoevolução

7. Porque respeitar os pais

8. 30 Dicas de Ética e Cidadania

9. Voluntariado

10. Mindfullness


Porque todo mundo deveria fazer o seu Projeto de Vida? Quais os benefícios?


"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros"(Benjamim Franklin), e investir em si mesmo é obrigatório para se desenvolver e alcançar resultados. Até mesmo para aquele que diz não ter tempo para cuidar de si porque tem pessoas na dependência dele, vai poder ajudar melhor se primeiro atender a si mesmo. Não é egoísmo, é inteligência.

O projeto de vida traz inúmeros benefícios. Até os inimagináveis, pois cada pessoa, na construção do seu projeto faz descobertas personalizadas. Listamos abaixo apenas alguns, pela experiência que temos vivenciado com nossos próprios projetos de vidas:

· Conhecer-se melhor;

· Clareza do que quer da vida;

· Sentido maior para a própria vida;

· Relacionar-se melhor com outras pessoas;

· Melhorar o equilíbrio pessoal;

· Exercitar a cultura do planejamento e da organização pessoal;

· Contribuir para um mundo melhor;

· Motivação para as ações do dia a dia e para o alcance dos objetivos definidos;

· Ser um protagonista da própria vida!


Solidariedade

O Educavida existe pela motivação de seus voluntários em ajudar outras pessoas através da Educação. Por esta razão também promove o voluntariado e a doação. Se cada um puder doar o mínimo de si para ajudar o outro podemos sim, juntos, fazer um mundo melhor. Aliás, melhorando a si mesma, a pessoa já melhora o mundo, não é mesmo? Afinal ela faz parte do planeta.


Se você gostou dos nossos conteúdos e propostas, compartilhe este artigo. Vai lá nos nossos canais e marca os amigos e familiares para eles também conhecerem e investirem em si mesmos. Comenta nossas postagens com dicas complementares da sua própria experiência. Conta como foi fazer o seu projeto de vida. O seu exemplo vale mais que mil palavras. Vamos juntos fazendo diferença na vida das pessoas, e contribuindo para este planeta ser um lugar melhor de se viver! Contamos com você!

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo