• White Instagram Icon

© Copyright 2019 by Educavida

Entre em contato

Tel: 81-99977-2318

Email: educavida.info@gmail.com

Sede do futuro

Estrada de Aldeia, km 6

Recife-PE

NOSSOS PROJETOS

Iniciamos nossas ações em 2016. O primeiro foco do trabalho é o PROGRAMA PROJETO DA VIDA PARA AS ESCOLAS - PPVE, que inclui palestras e cursos para jovens em instituições de ensino médio e superior. Centenas de alunos já participaram destes eventos. Veja abaixo a síntese do PPVE. 
Os botões  a seguir compõem alguns dos pilares da Educavida

AÇÃO EM FOCO: O PROGRAMA PROJETO DA VIDA PARA AS ESCOLAS - PPVE

O PPVE é um Programa voltado à cultura de elaboração e experimentação do Projeto de Vida nas Escolas. É uma proposta de desenvolver e orientar competências de alunos e professores para o autodesenvolvimento. É prioridade da Educavida focar as escolas públicas, iniciando os trabalhos com escolas de Recife.

A estratégia escolhida para chegar até os jovens, futuro do país, é a partir da inserção do programa aqui apresentado, de maneira transversal e interdisciplinar, com a participação dos professores, que também se tornam, simultaneamente, agentes multiplicadores da mesma, e cidadãos com sustentabilidade ampliada, a partir da formação na metodologia do Projeto de Vida.

Em síntese, os seguintes pontos justificam o Programa:

  • Lacunas na Educação pública e privada para a formação integral do cidadão, por exemplo, a falta ou mínimas abordagens em educação financeira, emocional, cidadania e visão de futuro.

  • Carência de cultura e de formação de consciência da importância do planejamento de vida e instrumentos para a construção de um projeto de vida pessoal e profissional.

  • Carência de cultura e investimentos pessoais no discernimento, criticidade, autodidatismo e autoconhecimento, visando ao desenvolvimento pessoal.

  • Carência de formação da cultura da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

OBJETIVOS DO PPVE

O objetivo geral do Programa é estabelecer uma cultura de planejamento pessoal de curto, médio e longo prazo, que faça as pessoas investirem principalmente no autoconhecimento, autodiscernimento, autocrítica e na interassistência, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e sustentabilidade pessoal e social.

Os principais focos foram escolhidos como bases essenciais ao amadurecimento pessoal e grupal. Marcadamente o tema da assistencialidade tem razão no fato da vida ser feita de relações, conexões. Não se pode manter o foco no individualismo, ou apenas naqueles que constam no rol das pessoas queridas, mas sim em todos os seres humanos. Assim, a assunção da responsabilização pela própria vida, e a consciência do papel individual no planeta são também bases prioritárias do Projeto de Vida. A Responsabilidade Planetária também é norte da Educavida, atuante inclusive na promoção do voluntariado.

Objetivos específicos complementares do Programa Projeto de Vida

  1. Estímulo à escrita

  2. Estímulo à leitura e ao autodidatismo.

  3. Desenvolver o pensamento crítico.

  4. Desenvolver maior discernimento a partir da ampliação dos conhecimentos e da reflexão.

  5. Desenvolver a cultura de planejamento e visão de longo prazo.

  6. Desenvolver o senso de cooperação.

  7. Promover a cultura da Responsabilidade Planetária.

  8. Promover a cultura da sustentabilidade – de si, dos grupos aos quais pertence, e do planeta.

 

ESTRATÉGIA/METODOLOGIA

Um projeto de vida constitui na elaboração de plano que inclui metas para uma existência de autorrealização integrando todas as áreas da vida. Não é apenas um sonho, uma carreira, uma motivação essencial. O quadro abaixo expressa um detalhamento mínimo do foco das bases de um projeto de vida. Obviamente, cada área terá a atenção maior ou menor, a resultar das condições personalíssimas de cada cidadão.

Exemplo de áreas que devem compor um Projeto de Vida

 

  • Saúde Física (peso, horas de sono, estética, sexo).

  • Saúde emocional/psicológica (autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia, relacionamentos).

  • Saúde intelectual (Relacionada à sua aprendizagem, à sua educação profissional, cultural, leituras de livros de qualidade, estudo, cursos, atividades culturais, autodidatismo etc).

  • Saúde espiritual/consciencial (autodesenvolvimento como ser, Inteligência Evolutiva, ética, busca da serenidade, do amor por si e pela vida, autodiscernimento, propósito, interassistência).

  • Saúde familiar (sua relação com os familiares, sua afetividade com eles, a frequência e qualidade da convivência sadia, parceiro(a), lar).

  • Saúde social (qualidade e frequência de convivialidade dos relacionamentos com amigos, colegas e familiares, lazer, responsabilidade social e ecológica, ações de cidadania, voluntariado, sustentabilidade do planeta, qualidade de vida etc).

  • Saúde profissional (profissão, carreira, negócios, motivação).

  • Saúde Financeira (controle de gastos, investimentos, poupança, nível de planejamento, uso de planilhas).

Leitura

Vantagens, benefícios, dicas

Cientificidade

É necessário discernimento, criticidade, pensamento crítico, ceticismo otimista.

Escrita

Vantagens, benefícios, dicas

Responsabilidade

Responsabilidade planetária. Autorresponsabilidade. "Seja a mudança que quer ver no mundo". 

Planejamento

Essencial ao Projeto de Vida. Envolve as diferentes áreas da vida. Visão de futuro. Metas de curto, médio e longo prazos.

Saúde Integral

O homem é um ser integral. A verdadeira saúde se conquista com investimentos na saúde física, emocional, mental e consciencial.