Selecionadas:
Recent Posts

Voluntário do Educavida conquista bolsa integral para graduação EAD


O Voluntário Evandson Silva, em concurso de redação, conquistou uma vaga para realizar a graduação em Recursos Humanos. A redação, abrangendo tema relacionado ao Educavida, demonstrou o nível de consciência do voluntário. Com clareza e objetividade, Evan discorreu sobre o tema Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, chamando a atenção para os desafios do Seculo XXI com relação ás mudanças climáticas.

“Discutir sobre o tema Sustentabilidade é um grande desafio. E esse é um dos objetivos da Educavida, projeto que participo, onde difundimos a importância da conscientização planetária da sustentabilidade ecológica, para um mundo melhor. Temos vivenciado profundas transformações, debates, conferências e ainda assim, não conseguimos criar um equilíbrio entre a ação humana e a natureza. Assistimos a um cenário catastrófico a cada momento que passa. E pelo jeito, não aprendemos a lição. Por isso, achei fundamental frisar que: não podemos terceirizar nossa responsabilidade e só esperar as soluções políticas. Todos nós contribuímos de alguma forma para essa crise ambiental, e estamos sujeitos a esses impactos. Pequenas ações farão toda a diferença. Só com uma consciência sustentável, será possível o equilíbrio da civilização com o meio ambiente.” Disse Evan.

Compartilhamos a redação do voluntário, que vale à pena ser lida pelos interessados na sustentabilidade do planeta. Parabéns, Evan! Que continue produzindo, e fazendo a diferença conosco por um mundo melhor.

Tema: A Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável

Título: Mudanças Climáticas: O Desafio do Século XXI

O maior desafio do século XXI, sem sombra de dúvida, são as mudanças climáticas. A humanidade vive um caos. A Terra pede socorro. Líderes mundiais têm se reunido, feito acordos, propostas ao longo do tempo, que visam o desenvolvimento sustentável, como a ECO-92, O Protocolo de Kyoto e Montreal, COP-15, etc. Mas, sem grandes resultados. O que serão dos nossos filhos e netos, se essa questão continuar assim?

O advento do capitalismo, em especial da Revolução Industrial, contribuíram para o crescimento populacional, aumento das cidades e fábricas; desmatamento e queimadas; a queima de combustíveis fósseis; o uso desenfreado de gases poluentes como o CFCs; a problemática do lixo e a poluição generalizada dos recursos naturais. Razões, essas, que geraram todo esse desequilíbrio ambiental.

Em consequência disso, temos sofrido com o aquecimento global que provoca o derretimento das calotas polares; inundações ou desertificação em várias partes; aumento do nível dos oceanos; extinção de espécies animais e vegetais; crescimento de doenças como o câncer de pele e a destruição de ecossistemas, provocando um colapso mundial.

Enfim, o melhor caminho é a educação. Só através dela é possível que a humanidade adquira conhecimento, do quanto é indispensável cuidar da natureza. Não é apenas uma questão política e sim, universal. A mudança começa em nós. Já dizia Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você que ver no mundo.” Temos que fazer nossa parte, ter consciência que o planeta Terra é a nossa morada, por isso é essencial preservar o meio ambiente, custe o que custar ou será tarde demais.

  • YouTube
  • White Instagram Icon

Entre em contato

Sede do futuro

© Copyright 2019 by Educavida

Tel: 81-99977-2318

Email: educavida.info@gmail.com

Estrada de Aldeia, km 6

Recife-PE