top of page
0f0fdf_12a8730f11754989bf099c24477ec3fa_

INSPIRAR E DESENVOLVER COMPETÊNCIAS

QUEM SOMOS

O INSTITUTO EDUCACIONAL PARA A VIDA SUSTENTÁVEL -  EDUCAVIDA

Aviaodepapel.png
WhatsApp Image 2018-09-03 at 22.36.42.jp

O Instituto Educacional para a Vida Sustentável – EDUCAVIDA, é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, sem finalidade política ou religiosa. Existimos porque acreditamos que a Educação é a chave para o desenvolvimento social e do ser. Oferecemos aos jovens conhecimentos e ferramentas para a prática de uma vida pessoal e planetária sustentável, formando cidadãos ativos e capazes de transformar o mundo!  

O Projeto de Vida se configura como estratégia que abrange diferentes enfoques, trabalhando áreas da vida essenciais de maneira integrada. Nossas ações acontecem graças à atuação dos voluntários, dedicados à solidariedade para incrementar a Educação no país. 

Existimos porque acreditamos que a Educação é

a chave para o desenvolvimento social e do ser.

aspas.png
aspas.png

Contexto

 

A Educação de jovens no Brasil é um problema sério. Escolas deficientes, exclusão social, drogas, suicídios, falta de equilíbrio e apoio familiar. Muitos jovens estão “perdidos”. Valores distorcidos, baixo discernimento, desperdício de muito tempo em banalidades na internet, analfabetismo funcional, manipulação por mídias questionáveis. Nas classes sociais mais baixas, ainda mais problemas. Insistimos com nossas ações focadas neles.

 

 

Conquistas

 

Em mais de 6 anos, temos feito várias realizações. O Programa Projeto de Vida Educavida (PPVE) alcançou milhares de jovens. O Programa Peixamento, já distribuiu mais de 1.400 cestas básicas. Veja a síntese de nossos resultados no Infográfico de 6 anos do Educavida

​​

É um desafio, e nosso sonho, empoderar estes jovens para que se tornem adultos felizes. Fazê-los protagonistas da própria vida. Desenvolverem-se como pessoas éticas, dignas, capazes, responsáveis. Cidadãos ativos e participativos para uma sociedade mais justa. Cada um construindo o futuro a partir das próprias escolhas e esforços.

 

Queremos ser espelho e trampolim para estes jovens se desenvolverem em toda sua plenitude. Oferecer caminhos e instrumentos para o sucesso no sentido positivo, considerando e respeitando cada universo pessoal que é único. Cada um com sua maneira e talentos. E ajudá-los a cultivar valores éticos e sustentáveis, que o Projeto de Vida envolve, reverberando em seu entorno, familiares e sociedade.

estrela.png
estrela.png
estrela.png
Infográfico Ações 6 anos.jpeg

Conforme dispõe seu artigo 3º, a Associação tem como finalidades:

I.   Disseminar a cultura do Projeto de Vida como estratégia educativa de autorresponsabilização por parte das pessoas, para que invistam eu seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional de maneira integral e equilibrada;

II.  Desenvolver e difundir uma metodologia prática e acessível de autodesenvolvimento para jovens e adultos;

III. Fortalecer o desenvolvimento dos pilares: Autoconhecimento, Autodidatismo, Criticidade (pensamento crítico) e Responsabilidade Planetária;

IV. Fortalecer a cultura da sustentabilidade ecológica como viés fundamental da Responsabilidade Planetária, através de conscientização e ações para a defesa e preservação do meio ambiente, e fortalecimento da ética e do exercício de cidadania;

V.  Promover o voluntariado.

Em síntese, os seguintes pontos justificam nossa motivação com o PPVE:

•    Lacunas na Educação pública e privada para a formação integral do cidadão, por exemplo, a falta ou mínimas abordagens em educação financeira, emocional, cidadania e visão de futuro.
•    Carência de cultura e de formação de consciência da importância do planejamento de vida e instrumentos para a construção de um projeto de vida pessoal e profissional.
•    Carência de cultura e investimentos pessoais no discernimento, criticidade, autodidatismo e autoconhecimento, visando ao desenvolvimento pessoal.
•    Carência de formação da cultura da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Aviaodepapel.png

VOLUNTÁRIOS EDUCAVIDA

Clara Live Paraecologicus.jpg

Clara Vieira

Ricardo.jpeg

Ricardo Magalhães

Iuri.jpeg

Iuri Geber

Hermínia.jpeg

Maria Herminia

ELOISA.png

Eloisa Elena

Nathan.jpg

Nathan Ramalho

Glaudisseia Alves.jpeg

Glaudisseia Furlan

Carol.jpeg

Carol Dittrich

Crhistopher.jpg

Christoph Augusto

Alana.jpeg

Alana Mayara

Leticia.jpeg

Leticia Oliveira 

Amanda.jpeg

Amanda Gonçalves

bottom of page