EDUCAVIDA: Educação para a sustentabilidade pessoal e planetária

O INSTITUTO EDUCACIONAL PARA A VIDA SUSTENTÁVEL

 EDUCAVIDA

O Instituto Educacional para a Vida Sustentável – EDUCAVIDA, é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, sem finalidade política ou religiosa, que tem como objetivos a promoção de atividades e finalidades Educativas, com destaque para o incentivo e desenvolvimento das pessoas para a reflexão e a prática da sustentabilidade pessoal e planetária de maneira integral e interdisciplinar.

O Educavida foi criado por considerar a Educação como chave para o desenvolvimento social e do ser. O Projeto de Vida se configura como estratégia que abrange diferentes enfoques, trabalhando áreas da vida essenciais de maneira integrada. Nossas ações acontecem graças a atuação dos voluntários, dedicados à solidariedade para incrementar a Educação no país. 

A Educação de jovens no Brasil é um problema sério. Escolas deficientes, exclusão social, drogas, suicídios, falta de equilíbrio e apoio familiar. Muitos jovens estão “perdidos”. Valores distorcidos, baixo discernimento, desperdício de muito tempo em banalidades na internet, analfabetismo funcional, manipulação por mídias questionáveis. Nas classes sociais mais baixas, ainda mais problemas. Insistimos com nossas ações focadas neles.

Em 3 anos temos trabalhado o Programa Projeto de Vida Educavida (PPVE) e chegamos a tocar quase 1800 jovens presencialmente, com cursos e palestras.

É um desafio, e nosso sonho, empoderar estes jovens para que se tornem adultos vencedores. Fazê-los protagonistas da própria vida. Desenvolverem-se como pessoas honestas, dignas, capazes, responsáveis. Cidadãos ativos e participativos para uma sociedade mais justa. Cada um construindo o futuro a partir das próprias escolhas e esforços.

 

Queremos ser espelho e trampolim para estes jovens se desenvolverem em toda sua plenitude. Oferecer caminhos e instrumentos para o sucesso no sentido positivo, considerando e respeitando cada universo pessoal que é único. Cada um com sua maneira e talentos. E ajudá-los a cultivar valores nobres como os da honestidade, do respeito, do estudo, do planejamento e tantos outros que o Projeto de Vida envolve, reverberando em seu entorno, familiares e sociedade.

Conforme dispõe seu artigo 3º ,  A associação tem como finalidades:

I.   Disseminar a cultura do Projeto de Vida como estratégia educativa de autorresponsabilização por parte das pessoas, para que invistam eu seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional de maneira integral e equilibrada;

II.  Desenvolver e difundir uma metodologia prática e acessível de autodesenvolvimento para jovens e adultos;

III. Fortalecer o desenvolvimento dos pilares: Autoconhecimento, Autodidatismo, Criticidade (pensamento crítico) e Responsabilidade Planetária;

IV. Fortalecer a cultura da sustentabilidade ecológica como viés fundamental da Responsabilidade Planetária, através de conscientização e ações para a defesa e preservação do meio ambiente, e fortalecimento da ética e do exercício de cidadania;

V.  Promover o voluntariado.

MOTIVAÇÕES DO EDUCAVIDA

O Brasil é um país de extremas desigualdades sociais e culturais, carente de inúmeras melhorias mínimas, marcadamente para a população menos favorecida. Se em países ditos “desenvolvidos”, de forte economia, ainda é necessária complementação de esforços por parte de Organizações Sociais, torna-se ainda mais premente a participação deste terceiro setor no Brasil. A situação agrava-se com a realidade política e econômica em crise vigente. 


Inúmeras Organizações do Terceiro Setor têm demonstrado sucesso e melhorias de qualidade de vida em todo o mundo. No Brasil, esta atuação ainda é insuficiente. O estímulo ao voluntariado e a colaboração ainda é pouco. Contudo, milhões de cidadãos brasileiros podem contribuir mais efetivamente para mudanças sociais através das organizações do terceiro setor.


O PPVE está dentro da proposta maior da instituição, que visa a Sustentabilidade – pessoal e global. A ideia é que se configure como um grande guarda-chuvas e âncora de diferentes ações da instituição. Mais informações aqui.

Acesse o menu PROJETOS para mais informações

das nossas ações e propósitos

Em síntese, os seguintes pontos justificam nossa motivação com o PPVE:

•    Lacunas na Educação pública e privada para a formação integral do cidadão, por exemplo, a falta ou mínimas abordagens em educação financeira, emocional, cidadania e visão de futuro.
•    Carência de cultura e de formação de consciência da importância do planejamento de vida e instrumentos para a construção de um projeto de vida pessoal e profissional.
•    Carência de cultura e investimentos pessoais no discernimento, criticidade, autodidatismo e autoconhecimento, visando ao desenvolvimento pessoal.
•    Carência de formação da cultura da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

 

  • YouTube
  • White Instagram Icon

Entre em contato

Sede do futuro

© Copyright 2019 by Educavida

Tel: 81-99977-2318

Email: educavida.info@gmail.com

Estrada de Aldeia, km 6

Recife-PE